sexta-feira, 10 de abril de 2015

Produção de conto a partir de pintura - 6ºD

Nesta quinta-feira (09), os alunos do 6º ano D produziram os primeiros textos em equipes. O trabalho começou a partir de uma sugestão do livro que pedia que transformassem uma imagem em um conto com todas as partes da narrativa.


Vejam os primeiros resultados:

O menino da banana
(Crislaine, Emiliane, Wedna, Isadora e Gabriel)

Era uma vez um menino chamado José Junior que gostava muito de comer banana, mas o pai dele não permitia que ele comesse banana o tempo todo, pois isso já era um vício.
- José, já disse a você que se lhe pegar comendo banana vai ficar de castigo um mês e mais vai ficar também sem bola, sem jogos, sem TV e trancado no quarto.
- Mas pai a banana além se ser boa faz bem para a saúde.
- Mas, meu filho eu não quero você comendo banana todos os dias. Vá pra o seu quarto agora.
- Mamãe, me ajuda.
- O que foi meu filho?
- Papai não deixa eu comer banana.
- Calma eu vou conversar com ele.
Minutos depois...
- Francisco libere nosso filho para comer banana pelo menos cinco vezes ao mês.
- Mas Joana cinco vezes é muito.
Após alguns minutos de discussão conseguiram chegar a um acordo.
José Junior escutou e ficou feliz.
- Eba!  Eu posso comer a última do mês.
- Mas..
-Mais nada Francisco. Deixa o menino ser feliz.
- Pode comer meu filho.
E assim eles viveram felizes e sem discussão.


O garoto que comeu a banana
(Davy, Elton e Jeferson Felipe)

Era uma vez uma família que cuidava muito do filho que tinha alergia à banana. Mas, ele adorava banana e um dia ele esperou anoitecer e quando todos estavam dormindo ele foi a fruteira e comeu a banana. Surpreendido pelo seu irmão, que o encontrou comendo a banana num canto escuro da casa, ele pediu silêncio e ficou com medo porque ele estava comendo escondido a fruta tão desejada. Num outro dia ele fez a mesma coisa, mas desta vez teve uma disenteria e desse dia em diante ele resolveu não mais comer aquela tão desejada fruta.


Junior e a banana
(Marlon, Jefferson Leonardo, Daniel, Jennife, Ytalo e Júlia)

Junior era um menino muito atrevido. Pegou uma banana escondido e foi para o seu quarto escuro comê-la. Comendo em silêncio, bem devagar, mastigava lentamente a banana, e olhava para lá e para cá com medo de seu pai.
Então com muito tempo a sua mãe chegou lá, bateu na porta e entrou e quando viu seu filho comendo a banana ela reclamou, mas o menino pediu para que ela não contasse ao seu pai.
De repente, o seu pai entra e Junior esconde a banana e seu pai pergunta:
- O que você tem nas mãos?
Junior responde: - Tenho um brinquedo.
Seu pai foi olhar o que era que estava nas mãos de Junior e logo encontrou a banana que foi o motivo para uma confusão. Mas, como no final tudo acaba bem o menino se desculpou com o pai e ficaram todos felizes para sempre.


O menino que roubou a banana
(David, Gabriela e Gionana)

Era uma vez um menino chamado Cleiton que um dia estava passeando em frente a um mercadinho. Como estava com muita fome resolveu roubar uma banana. Neste instante o dono do mercadinho  viu e disse:
- Pega ladrão! Pega ladrão!
O menino correu e correu, quando chegou numa casa muito esquisita e escura lá tinha um menino que viu quando ele roubou a banana e gritou:
- Eu achei o ladrão da banana.
Ai o menino disse: Xiiiz!
- Por que você roubou a banana do mercado?
 - Porque eu estava com muita fome. Ah, tá! Me desculpe, não gritarei mais por ninguém para que venham te levar.
E assim terminou a história do menino que roubou a banana.


O ladrão de banana
(Adeildo, Alixandre, Ana Carolina, Mariah, Samarah)

Era uma vez um menino chamado Pedro e ele gostava muito de banana, mas o seu pai não o deixava comer porque ele tinha medo de que seu filho morresse como sua mãe que morreu engasgada. Por isso, ele vive em um trauma desde aquela época e até hoje ele proíbe seu filho de comer tal alimento. Seu filho chateado saiu de casa para se acalmar pois tinha brigado com seu pai por causa desta situação. Então ele viu a sua vizinha trazendo da feira uma sacola de bananas bem maduras e ele esperou que ela entrasse para que ele pudesse entrar também e pegar uma banana. Quando ele tirou a casca da banana e comeu a mastigá-la o seu pai chegou para buscá-lo e o levou para casa. O menino chateado jogou a banana no chão e foi embora para casa.

6 comentários:

  1. Vou fazer um trabalho igual a esse na escola tem que mandar a história por email

    ResponderExcluir
  2. Obggg♥, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Bacana! Adorei o trabalho com a produção de texto a partir de uma obra de arte!

    ResponderExcluir
  4. Eu vou ter que fazer um tecto desta imagem também é bom para ter uma noção do que eu vou fazer.

    ResponderExcluir
  5. Preciso escrever um conto baseado na pintura "Morro da Favela", de Tarsila do Amaral. Alguém me ajuda!

    ResponderExcluir